IPIRÁ & REGIÃO

Em nota, 21ª Ciretran Ipirá diz que mudança de cor da faixa de pedestre no centro da cidade está em desacordo com o CTB

A Prefeitura de Ipirá pintou a faixa de pedestres da Avenida Cesar Cabral no centro da cidade com a cor de fundo e vermelho. A população começou a se perguntar o porque da mudança da cor. A imagem viralizou nas redes sociais e foi motivo de chacota por alguns internautas.

Em nota, a 21ª Ciretran Ipirá disse o seguinte:

“Diante de inúmeros questionamentos acerca da pintura da faixa de pedestres realizada pela Prefeitura de IPIRÁ, a Ciretran de IPIRÁ emite nota pública com objetivo de orientar a população, pedestres e condutores, que a sinalização horizontal em questão está em desacordo a Lei 9.503/97 Código de Trânsito Brasileiro (CTB), onde não existe citação sobre a cor vermelha para faixa de pedestres, apenas para faixa de ciclovia, símbolos de hospitais e farmácias ( sinalização em CRUZ).

Ao Município fica a competência de legislar em assuntos de interesse local, tais como, transporte coletivo, táxi, moto-táxi, mão e contramão, horário de carga e descarga, entre outros.

Se por ventura algum condutor parar ou estacionar sobre a faixa de pedestres em desacordo a legislação, o agente de trânsito não poderá lavar o auto de Infração de trânsito, e se por acaso o condutor for multado, a notificação, mediante recurso, será anulada.

Segundo o departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), a cor vermelha no fundo da faixa de pedestre está em desacordo ao Manual Brasileiro de Sinalização, conforme o CTB, a cor vermelha só pode ser utilizada para indicar ciclovia, ciclofaixa ou locais de paradas em hospitais ou farmácias”. Diz a nota da 21ª Ciretran Ipirá.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo