A Prefeitura Municipal de Ipirá junto a Secretaria de Saúde vem a público prestar esclarecimentos a toda população acerca do ocorrido em relação a um munícipe que evoluiu a óbito. O mesmo apresentava história de doença de base grave descompensada, com comorbidades sendo submetido a procedimentos de estabilização do quadro na unidade de Pronto Atendimento Do Município (UPA).

Com base em critérios médicos e devido à instabilidade do paciente, mesmo possuindo respiradores preparados para atendimento, a indicação era que o mesmo fosse transferido para um hospital de maior suporte. Com isso realizou-se inserção do cadastro (situação) do paciente na Central de Regulação do Estado na tentativa de transferência, porém sem sucesso.


Devido o paciente circular por outras regiões endêmicas para á COVID-19, e por apresentar quadro clinico sugestivo, realizou-se a coleta de material naso e orofaringe.

A equipe se mantém firme tomando todas as medidas cabíveis com base no protocolo do Ministério da Saúde, mesmo antes da saída do resultado final do exame, que tem o prazo de entrega de 5 a 10 dias úteis pelo LACEN, devido a alta demanda por conta da pandemia. Desde já será informada a toda população através dos meios oficiais de comunicação qualquer novidade referente ao caso supracitado.

Solicitamos que a população não transmita informações inverídicas em redes sociais e outros canais de informação para não gerar desespero e pânico prejudicando o trabalho da Vigilância Epidemiológica.

Na oportunidade, esclarecemos que no momento NÃO HÁ NENHUM CASO SUSPEITO NA UPA E NENHUM NOVO CASO CONFIRMADO PARA COVID-19, ATÉ ESTA DATA NO MUNICÍPIO.

COMITÊ MUNICIPAL DE ENFRENTAMENTO À COVID – 19

Ascom PMI

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp