O Ministro das Finanças do Nepal foi arrastado pela rua por manifestantes enfurecidos. As imagens foram divulgadas pela RT Notícias, uma rede internacional de notícias financiada pelo governo russo, nesta terça-feira (9).
Vestindo uma cueca colorida e com uma touca na cabeça, o ministro Bishnu Paudel foi arrastado por diversos manifestantes. Anteriormente, ele havia sido supostamente perseguido e agredido. O ponto alto dos protestos ocorreu na segunda-feira (8), quando manifestantes entraram em confronto com policiais do parlamento em Katmandu.
Segundo a agência de notícias Reuters, o primeiro-ministro do Nepal renunciou após mais de uma dúzia de mortes e centenas de feridos durante protestos liderados por jovens, motivados pela proibição governamental de plataformas de mídia social, corrupção generalizada e escassez de oportunidades econômicas.
As forças de segurança do Nepal usaram munições, canhões de água e gás lacrimogêneo durante os protestos em várias cidades, onde as autoridades relataram que pelo menos 19 pessoas foram mortas.
Um dos principais fatores que impulsionaram os protestos foi a corrupção desenfreada ao longo de décadas no Nepal, que se intensificou nas ruas da capital na semana passada, após o governo bloquear plataformas de mídia social, incluindo Facebook, Instagram, WhatsApp, YouTube e X, em uma medida amplamente criticada por grupos de direitos humanos.
“Todos os cidadãos nepaleses estão fartos da corrupção. Todos os jovens estão indo para fora do país. Queremos proteger nossos jovens e melhorar a economia do país”, disse um manifestante à Reuters. Além da suspensão das redes sociais, a taxa de desemprego entre jovens de 15 a 24 anos no Nepal era de 20,8% em 2024, conforme o Banco Mundial.
Fonte: Bnews