MUNDO

‘Financial Times’ inclui Moraes entre as 25 pessoas mais influentes do ano, na categoria ‘heróis’

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi eleito uma das 25 pessoas mais influentes do mundo pelo jornal britânico Financial Times. A lista, divulgada nesta sexta-feira (5/12), inclui nomes considerados decisivos na maneira como o mundo se organiza atualmente. Moraes aparece na categoria “Heróis do Ano”.

Segundo o texto publicado pelo jornal, o ministro foi reconhecido por sua atuação em defesa da democracia e da Justiça brasileiras. O Financial Times destacou sua disposição em “confrontar ataques ao sistema eleitoral, desmantelar redes de desinformação e responsabilizar figuras públicas”, apontando que essas ações reforçaram a percepção de que a Constituição “não é mera formalidade”.

A reportagem, assinada pela historiadora e antropóloga Lilia Moritz Schwarcz, afirma ainda que Moraes tornou-se “um símbolo da democracia e da justiça no Brasil” e recorda sua atuação no episódio de 8 de janeiro de 2023, quando ele e outros ministros da Primeira Turma do STF rejeitaram a tentativa de golpe de Estado.

Moraes integra a lista ao lado de figuras de destaque mundial, como a escritora canadense Margaret Atwood; o cantor porto-riquenho Bad Bunny; a atriz Cynthia Erivo; o novo prefeito de Nova York, Zohran Mamdani; e o empresário Peter Thiel. A seleção do Financial Times é dividida em três categorias: Criadores, Líderes e Heróis.

Lista completa dos indicados

Criadores
— Cynthia Erivo
— Jonathan Anderson
— Ryan Coogler
— Helen Garner
— Rosalía
— Stephen Graham
— Bad Bunny

Líderes
— Jensen Huang
— Susie Wiles
— Safra Catz
— Blaise Metreweli
— Stella Li
— Peter Thiel
— Zohran Mamdani
— Nigel Farage
— Margarita Simonyan
— David Solomon
— Michele Kang

Heróis
— Margaret Atwood
— Rory McIlroy
— Lotte Bjerre Knudsen
— Zak Brown
— Jane Fonda
— Alexandre de Moraes
— Sra. Rachel

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo