MUNDO

Navio com joias e ouro, perdido há mais de 300 anos, é encontrado

O Museu das Ilhas Scilly, no sudoeste da Inglaterra, recebeu uma coleção de moedas de ouro, joias, instrumentos de navegação, fragmentos de espadas e objetos pessoais. Os itens foram recuperados de um navio naufragado em 1680, uma embarcação chamada Phoenix, que pertencia à Companhia das Índias Orientais.

Ao encontrarem os objetos, um dos pontos que fascinou os pesquisadores foi descobrir o ótimo estado de conservação dos itens. “É difícil acreditar que esses objetos estiveram no fundo do mar por quase 350 anos”, apontou o curador do museu, Xavier Duffy, em entrevista ao portal Divernet.

Navio ficou desaparecido por mais de três séculos

De acordo com a revista Galileu, o navio afundou durante uma tempestade enquanto voltava da China cheio de mercadorias valiosas (como a coleção recuperada bem indica). Quem encontrou os artefatos foi o mergulhador Todd Stevens, que identificou o local preciso do naufrágio em 2017, depois de anos de pesquisa histórica e exploração subaquática.

O navio ficou desaparecido por mais de 300 anos até Stevens encontrar uma pista em um mapa histórico nos arquivos do Museu Marítimo Nacional, em Greenwich. No mapa em questão, o pesquisador encontrou uma anotação manuscrita “Cap Wildy perdido”, uma referência ao capitão do Phoenix, William Wildy.

Depois disso, foram feitas várias expedições de mergulho na região, onde os destroços finalmente foram perdidos. “A confirmação de que os restos pertenciam ao navio veio a partir da identificação de um tipo específico de lastro — material pesado utilizado para garantir a estabilidade dos navios durante a navegação”, explica a Galileu. O lastro é composto por fragmentos de antigos canhões de ferro.

Com informações do MIX

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo