Na noite deste sábado, 10/02, vários de moradores do estado de Carabobo, na Venezuela avistaram uma enorme bola de fogo rasgando o céu e transformando a noite em dia. As autoridades venezuelanas negaram a ocorrência do meteoro, porém, relatos e vídeos provam o seu acontecimento.

O fenômeno ocorreu às 19h (hora local) e há relatos que houve um possível impacto os arredores da cidade de Valência, mas ainda nada confirmado. Moradores também repercutiram na internet que o evento teria causado um incêndio, o que é improvável que esteja relacionado com a passagem deste bólido, afinal, as rochas não chegam em chamas no solo.

Bólido trata-se de um meteoro com um único diferencial: o brilho emitido. Os meteoros que vemos às vezes nem sempre são desse tipo, apenas quando emitem uma alta quantidade de luz. Essas rochas espaciais estão vagando pelo sistema solar há bilhões de anos, até que às vezes cruzam nossa órbita e são atraídos pelo nosso planeta. Todo os anos toneladas dessas rochas caem na Terra em forma de grãos minúsculos ou gigantes, como é o caso desse da Venezuela.

No dia 01/02, por exemplo, um meteorito rasgou o céu de Cuba em plena luz do dia e causou um estrondo impressionante durante sua entrada. Considerando o fato da extensão territorial de Cuba, as chances de um meteorito cair por lá são baixas, e ainda mais pelo fato de ter atingido telhas de uma casa. Mas apesar do susto, não houve relatos de mortes e feridos – da mesma forma também ontem na Venezuela.

Em Cuba o meteorito conseguiu chegar ao solo e ser rapidamente achado, na Venezuela alguns entusiastas também acreditam que este evento tenha gerado um meteorito, mas ainda cabe confirmação com uma busca em um possível local de queda.

Fonte: https://www.misteriosdoespaco.blog.br