O Estado-Maior das Forças Armadas do Irã admitiu neste sábado, 11, que, por um “erro humano”, um míssil lançado pelo seu próprio Exército derrubou o avião Boeing 737 da Ukrainian Airlines com 176 pessoas a bordo. Em comunicado, o governo iraniano informou que a aeronave foi identificada como um “avião hostil” e que a atingiu no momento em que a ameaça inimiga estava “no mais alto nível”. Teerã ainda pediu desculpas por conta do incidente.

Destroços do avião ucraniano que caiu nos arredores de Teerã, capital do Irã – 08/01/2020 Nazanin Tabatabaee/Reuters

O presidente iraniano, Hassan Rohani, declarou que seu país “lamenta profundamente” o incidente, que chamou de “grande tragédia” e “erro imperdoável”, segundo nota emitida pela agência estatal de notícias Irna. “A investigação interna das Forças Armadas concluiu que, lamentavelmente, mísseis lançados por um erro humano causaram o horrível impacto no avião e a morte de 176 inocentes”, diz a nota emitida pelo governo.


A maioria das vítimas tinha nacionalidades iraniana e canadense, mas também havia britânicos, suecos e ucranianos a bordo. O ministro das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif, apresentou as desculpas do Irã pela catástrofe.

“É um dia triste”, escreveu Zarif no Twitter, citando que a queda foi fruto de um “erro humano em tempos de crise causada pelo aventureirismo dos americanos”. O incidente ocorreu na madrugada de quarta-feira, 08, logo após o Irã disparar mísseis contra bases militares utilizadas pelos militares dos Estados Unidos estacionados no Iraque. O ataque foi uma resposta à morte do general iraniano Qasem Soleimani, a partir de um míssil disparado por um drone em Bagdá.

“Nosso profundo arrependimento, desculpas e condolências ao nosso povo, às famílias de todas as vítimas e às outras nações afetadas”, disse Zarif.

O Estado-Maior garantiu à população que o “responsável” pela tragédia será levado imediatamente à Corte Marcial e que o fato não se repetirá. “Garantimos que com as reformas fundamentais nos processos operacionais das Forças Armadas tornaremos impossível a repetição de erro semelhante”, diz o comunicado.

O voo PS752 da companhia Ukraine Airlines International (UAI) caiu dois minutos depois de decolar do Aeroporto de Teerã rumo a Kiev. Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Holanda já haviam antecipado que a queda era resultado de um míssil iraniano, e vídeos neste sentido foram publicados nas redes sociais.

Fonte: Veja

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp

Tag