A Índia instalou painéis solares em rio, a fim de produzir energia sustentável, além de reduzir a evaporação da água e otimizar o espaço.

Os painéis foram instalados nos canais de Gujarat, em 2012. Atualmente, os painéis solares são capazes de gerar cerca de 1,6 milhões de eletricidade limpa por ano na Índia.

Além disso, cerca de 90 laques (que é uma unidade do sistema de numeração indiana, sendo que cada laque equivale a cem mil) de água foram impedidos de evaporar.

Os painéis solares que foram montados no topo do canal também são mais frias que suas contrapartes terrestres, o que chamou a atenção devido aos painéis, que contaram com uma temperatura média mais fria, em aproximadamente 10%.

Devido a essa temperatura, a energia solar que foi gerada pela planta foi significativamente maior do que uma planta solar fotovoltaica, caso tivesse sido montada no solo.

De acordo com a GSECL (Gujarat State Electricity Corporation Limited), em Gujarat há a rede de canais com cerca de 80.000 km, e caso cerca de 30% dessa rede seja utilizada para instalação de usinas solares fotovoltaicas, haverá a geração de 18.000 MW de energia.

Com toda essa energia, haverá cerca de 90.000 acres de terra que são economizados, isto é, os painéis solares em rio são capazes de otimizar muito o espaço para energia solar.

O primeiro projeto de energia solar no topo do canal do rio foi de 1 MW, que foi implementado no Canal Sanand Branch, pelo projeto chamado Sardar Sarovar.

Projeto piloto de painéis solares em rio recebeu Prêmio do Melhor Projeto na Administração Pública 

O projeto piloto da Gujarat State Electricity Corporation Limited ganhou o prêmio de Melhor Projeto na Administração Pública para o ano de 2015.

Devido ao sucesso do projeto, diversas outras usinas foram instaladas no país, como a usina de 10 MW na cidade de Vadodara e a usina de 1 MW em Karnataka. Além dessas usinas, também houve a instalação de uma usina em Andhra Pradesh.

Fonte: https://engenhariahoje.com/sustentabilidade/india-instala-paineis-solares-em-rio-reduz-evaporacao-da-agua-e-otimiza-espaco/?fbclid=IwAR3KggrWs0Fs8EPHTU0DjzXf_yiiLoMlwI-Zz3L3ycUiY_sdG6qaOhqH8zQ