O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou durante entrevista concedida à CNN nesta sexta-feira (15), que “todos os países do mundo” devem estar preparados para a possibilidade de o presidente russo, Vladimir Putin, usar armas nucleares táticas em sua guerra.

“Não só eu – todo o mundo, todos os países precisam se preocupar porque pode não ser uma informação real, mas pode ser verdade”, disse Zelensky, falando em inglês.


“Armas químicas, eles deveriam fazer isso, eles poderiam fazer isso, para eles a vida das pessoas não vale nada. É por isso”, disse Zelensky. “Devemos pensar em não ter medo, não ter medo, mas estar pronto. Mas essa não é uma questão para a Ucrânia, não apenas para a Ucrânia, mas para todo o mundo, eu acho.”

Autoridades dos Estados Unidos também levantaram a hipotése de Putin, se encurralado, recorrer ao uso de armas nucleares, incluisive o diretor da CIA, Bill Burns, disse na quinta-feira(14) que a CIA observa “muito atentamente” a possibilidade, enfatizando que os EUA ainda não viram nenhum sinal de que a Rússia esteja se preparando para dar tal passo.

“Dado o potencial desespero do presidente Putin e da liderança russa, dados os reveses que eles enfrentaram até agora militarmente, nenhum de nós pode duvidar da ameaça representada por um potencial recurso a armas nucleares táticas ou armas nucleares de baixo rendimento”,afimou. 

Fonte: BNews

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp