As autoridades de saúde da China anunciaram, nesta terça-feira (26), o primeiro caso de infecção humana pelo vírus H3N8 da gripe aviária no país, acrescentando que o risco de infectar outras pessoas era baixo.

A infecção foi descoberta em um menino de 4 anos na província central de Henan que desenvolveu sintomas como febre em 5 de abril.


A Comissão Nacional de Saúde disse em comunicado que nenhum contato próximo contraiu o vírus. A criança teve contato com galinhas e corvos criados em sua casa, acrescentou o comunicado.

O comitê disse que a variante H3N8 já havia sido detectada em cavalos, cães, pássaros e focas em outras partes do mundo, mas nenhum caso humano de infecção por H3N8 havia sido relatado.

O comitê disse que uma avaliação inicial determinou que a variante ainda não era capaz de infectar efetivamente humanos e que o risco de uma epidemia em grande escala era baixo.

Existem muitas variantes diferentes da gripe aviária na China, algumas das quais infectam esporadicamente as pessoas, muitas vezes o trabalho das aves mais suscetíveis. No ano passado, a China relatou seu primeiro caso humano de infecção por H10N3.

A China tem um grande número de aves selvagens e de criação, criando um ambiente ideal para que os vírus aviários se misturem e sofram mutações. O aumento da vigilância da gripe aviária na população também significa que mais infecções estão sendo detectadas.

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp