A chinesa Su Yun, que mora em uma vila perto de Kunming, na província de Yunnan, comprou um cachorrinho acreditando ser da raça mastim tibetano. O que ela não imaginava era que o cãozinho na verdade se tratava de um urso em extinção.

Segundo o Mirro. Co, a mulher pegou o animal durante as férias e só percebeu que se tratava de um urso depois de dois anos quando ele começou a andar nas patas traseiras, além de comer mais que o normal para um cachorro.

“Uma caixa de frutas e dois baldes de macarrão todos os dias. Quanto mais ele crescia, mais parecia um urso. Tenho um pouco de medo de ursos”.

Com a forte suspeita de ser um animal selvagem, a mulher entrou em contato com uma equipe de resgate de animais. Os funcionários o identificaram como um urso-negro-asiático ameaçado de extinção, também conhecido como urso-da-lua ou urso-de-peito-branco.

O urso de 250 libras (113 kg) foi levado para o Centro de Resgate da Vida Selvagem de Yunnan, onde aprenderá a se defender e a viver com animais da espécie.

Uma triste curiosidade é que um produto químico encontrado na bílis dessa espécie é usado para tratar uma série de doenças, como doenças do fígado. E, por conta disso, são vendidos no mercado clandestino.

Fonte: R7