Um forte terremoto, de magnitude 7,8 na Escala de Richter, atingiu na madrugada desta segunda-feira (6), o Centro-Sul da Turquia. Pelo menos 1,3 mil pessoas morreram na Turquia e na Síria, países mais afetados, de acordo com atualizações mais recentes. Ainda não há um número exato de vítimas.

O epicentro foi registrado na região entre as cidades de Gaziantepe e Kahramanmaras, a uma profundidade de 10 a 24 quilômetros, segundo os serviços geológicos dos Estados Unidos e da Alemanha, que monitoram fenômenos do tipo em todo o mundo.


O terremoto aconteceu às 4h17 no horário local (22h17 em Brasília), e imagens publicadas nas redes sociais logo mostraram os primeiros efeitos de fortes tremores, com o desabamento de algumas construções.

Esse foi o terremoto mais forte desde 1939 no país que fica entre várias placas tectônicas. Segundo relatos, o tremor durou mais de um minuto e meio e gerou dezenas de réplicas.

Também houve sismos secundários, cerca de dez minutos depois do primeiro, de magnitudes que chegaram a 6,7, segundo a agência Associated Press.

Autoridades de Diyarbakir afirmaram que 17 edifícios colapsaram e que há registro de pessoas presas nos escombros. Em Malatya foram mais de cem edifícios atingidos.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse que pelo menos 912 pessoas morreram e mais de 5 mil ficaram feridas no país. 

Governos internacionais já se colocaram à disposição para ajudar no resgate, como o dos Estados Unidos e da Ucrânia.

Por enquanto, não há informações de brasileiros entre os mortos ou desaparecidos, como informa o Ministro-Conselheiro Marcelo Viegas, da Embaixada do Brasil em Ancara.

© UOL

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp