Nesta segunda-feira (25), um eclipse lunar penumbral será visível em grande parte dos hemisférios ocidental e oriental. Este fenômeno acontece quando a Lua passa pela sombra que a Terra faz quando fica no caminho do sol.

Durante um eclipse penumbral, o satélite atravessa a parte externa desta sombra, conhecida como penumbra. Assim, parece que a Lua está sendo escondida por algum outro astro, mas é apenas a sombra da Terra a deixando escura.


Com apoio da Nasa, SpaceX lança foguete em missão privada para a Lua pela 1ª vez em 52 anos

O evento pode ser observado em qualquer lugar do lado noturno da Terra, neste caso em grande parte das Américas e partes do Leste Asiático. Mas apenas observadores cuidadosos serão realmente capazes de ver o eclipse, porque a Lua não viaja através da parte mais escura da sombra da Terra, então o brilho lunar diminui apenas ligeiramente.

Qual o horário do eclipse solar penumbral?

A visibilidade dependerá ainda das condições climáticas. O eclipse penumbral deve começar após o nascimento da Lua cheia, às 1h53, mas o melhor momento para assistir será às 4h12 (horário de Brasília). O evento termina pela manhã, por volta das 6h32.

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp