Sob o comando do prefeito Zito Barbosa (DEM), a atual gestão de Barreiras foi um dos destaques do prêmio Qualidade dos Gastos Públicos dos Municípios da Bahia, que é promovido pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). A cidade conquistou o primeiro lugar na categoria “Municípios com População Acima de 150 mil habitantes” e recebeu dois prêmios de destaque no “Indicador: Despesa Social Per Capta”.

Para o prefeito, esse reconhecimento atesta o resultado de um trabalho pautado na gestão e no planejamento. “Recebemos com muita alegria a distinção da Sudene para com o município de Barreiras e compartilhamos com toda a nossa equipe esse reconhecimento, que certamente tem seu reflexo na transformação da qualidade de vida da nossa população e nos motiva a seguir trabalhando cada vez mais para cuidar das pessoas, transformando Barreiras em uma cidade cada vez melhor e cada vez mais nossa”, destaca o gestor.

O prêmio visa avaliar o desempenho dos índices fiscais, os gastos no desempenho e qualidade das ações desenvolvidas. Os critérios de análise são referentes aos investimentos realizados (assistência social, educação, habitação, saneamento, saúde e urbanismo), despesas sociais e o equilíbrio financeiro de municípios na área de atuação da superintendência. A partir dessa avaliação, as gestões municipais passam a ter parâmetros que podem subsidiar a tomada de decisões e a elaboração de políticas públicas.

De acordo com a Sudene, a metodologia adotada partiu de um levantamento de dados fornecidos pelo Tesouro Nacional, utilizando indicadores de investimentos, de gastos sociais e de equilíbrio financeiro dos municípios. Em nota enviada à administração de Barreiras, a superintendência descreve que “com o resultado, espera mensurar a evolução da qualidade dos gastos públicos e disponibilizar informações confiáveis, ao tempo em que parabeniza o município pelo excelente desempenho na avaliação da qualidade do gasto público”.

Foto: Divulgação

Fonte: Bahia Notícias

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp