Entre os dias 28 de fevereiro e 01 de março, a PRF em Seabra contou com reforço nas equipes e concentrou seu efetivo no patrulhamento ostensivo e preventivo em mais uma etapa de fiscalização de trânsito da Operação Acidente Zero.

Muitos dos acidentes nas estradas ocorrem por imprudência ou até mesmo imperícia do condutor. Atento a esta situação e com o objetivo de reduzir acidentes, a PRF vem realizando a operação temática ‘Acidente Zero’, para prevenir a ocorrência de acidentes, cometimentos de infrações de trânsito e crimes.


Para isso, os agentes federais ficaram estrategicamente concentrados e posicionados em trechos da BR 242, realizando o policiamento orientado em locais e horários de maior incidência de acidentes graves e de criminalidade.

Em três dias de fiscalização, os agentes emitiram 430 autos de infração. 507 veículos foram fiscalizados com abordagem e 583 pessoas tiveram seus documentos consultados. Das multas extraídas, 13 condutores foram flagrados realizando ultrapassagem proibida. A equipe também emitiu 57 autos de infração para condutor ou passageiro sem o cinto de segurança e 23 veículos recolhidos ao pátio por apresentarem irregularidades impossíveis de serem sanadas no local ou por comprometerem a segurança dos usuários da rodovia.

Embriaguez ao volante também foi alvo de fiscalização da PRF. Durante as atividades foram realizados 464 testes com o etilômetro (bafômetro) e 09 motoristas foram autuados, por recusa ou por constatação. Eles tiveram suas carteiras de motorista recolhidas e pagarão multa no valor de R$ 2.934,70, além de render 7 pontos na carteira (CNH).

Durante as atividades de fiscalização, uma equipe da PRF cumpriu dois mandados de prisão em aberto. O primeiro registro aconteceu na sexta-feira (28), durante abordagem a um ônibus de turismo que seguia de São Paulo (SP) com destino a Natal (RN). Ao subir no veículo, os policiais confirmaram mandado de prisão em desfavor de um dos passageiros pelo cometimento de crime de homicídio qualificado, delito praticado no estado de Alagoas. Já a segunda prisão ocorreu na manhã de sábado (29) quando foi abordado o caminhão M.Benz/L1113, conduzido por um homem de 38 anos. Após consulta ao sistema da polícia, os PRFs descobriram a existência de prisão preventiva para o motorista, documento expedido pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Os dois foragidos foram presos e encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil.

Frisa-se também a recuperação de uma motocicleta HONDA/Cg 150 Titan que possuía registro de furto/roubo nos sistemas da polícia. O veículo foi abordado na altura do quilômetro 414 da BR 242, em Seabra. Durante a fiscalização, ao ser realizada os procedimentos de identificação veicular, descobriu-se que se tratava de um carro roubado. O condutor de 29 anos de idade foi preso em flagrante e vai responder conforme o art. 180 (receptação) do Código Penal Brasileiro.

A PRF alerta que mantém fiscalização rigorosa nos mais de 10.000 quilômetros de rodovias que cortam o estado da Bahia, com foco a combater as possíveis irregularidades no trânsito como ultrapassagens proibidas e a embriaguez ao volante, infrações tidas como causadoras de acidentes graves e muitas vezes fatais. Fiscalizações específicas em veículos de carga e motocicletas, também são realizadas com frequência nas estradas.

A PRF reforça que o condutor deve manter atenção constante ao trafegar no trânsito. Muitos são os fatores que podem contribuir para acidentes graves e muitas vezes fatais. Um segundo de desatenção é o suficiente para acarretar graves consequências para condutores, passageiros e pedestres.

Para informações, denúncias, comunicação de crimes e acidentes a PRF dispõe do número de emergência 191. A ligação é gratuita e atende 24 horas em qualquer parte do País.

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp