Imagem: Pixabay

Se você deseja comprar um imóvel em Feira de Santana e decidiu que este é o ano ideal para iniciar esse planejamento, este post pode ajuda-lo. Afinal, a compra de um imóvel é um grande objetivo ter se estabelecido, mas há algum trabalho envolvido nesse processo para que isso realmente aconteça. 

Aqui, orientamos você em toda a jornada, desde a preparação das finanças até a aceitação da oferta e a indicação de um advogado para troca e conclusão. Pronto para começar? Então aqui vamos nós. 

1. Coloque suas finanças na ponta do lápis

Embora você possa estar ansioso para começar a buscar casas, vale a pena pensar primeiro em suas finanças para descobrir quanto você pode pagar por apartamentos ou casas à venda em Feira de Santana. Você pode fazer isso falando com um banco para tentar um financiamento, embora seja melhor procurar ajuda de um corretor independente, que possa guiá-lo através do complexo labirinto de diferentes taxas bancárias aplicadas no mercado brasileiro.

2. Calcule o que você pode pagar 

Depois de ter uma ideia de quanto você pode pedir emprestado, comece a pensar na área em que gostaria de morar e no tipo de propriedade que pode pagar. Ao decidir onde morar, pense em coisas como ligações de transporte e a proximidade de lojas, restaurantes, escolas e outras amenidades locais. Pense também no tipo de casa que você deseja comprar ou também considere construir, dando uma olhada em terrenos à venda em Feira de Santana. Embora o orçamento provavelmente seja sua maior restrição, pense no número de quartos, estacionamento, espaço externo, quantidade de armazenamento e assim por diante. Pesquise propriedades na  internet, em diversos sites de anúncios. Você pode pesquisar por área, tipo de propriedade (casa ou apartamento), número de quartos e orçamento, e também pode usar a opção ‘Pesquisa avançada’ para refinar ainda mais a sua caça. 

3. Vá visitar os imóveis que mais gostar

Esta é a parte divertida. Tendo chegado a esse estágio nos procedimentos, agora é a hora de começar a visualizar propriedades. Enquanto alguns compradores se apaixonam pelo primeiro lugar que veem, a maioria precisa visitar muito mais propriedades para encontrar a casa dos seus sonhos. Quando estiver em busca de casa, faça uma lista do que atende às suas necessidades e do que não gostou nela. Também vale a pena dedicar tempo e esforço para conhecer os agentes imobiliários locais, pois isso pode lhe dar a vantagem de descobrir quando novas propriedades são lançadas no mercado. 

4. Faça bastante pesquisas antes de fazer uma oferta 

Depois de encontrar uma propriedade que você gosta, veja se pode voltar para uma segunda ou terceira visualização, levando idealmente um amigo ou membro da família que possa dar uma opinião imparcial. Faça um pequeno trabalho de detetive na propriedade. Ligue e desligue todas as torneiras e luzes, pergunte se o aquecimento pode ser ligado, verifique se a caldeira está em boas condições, levante os tapetes e olhe por trás das fotos e procure sinais de umidade. Tente visitar a área algumas vezes também – idealmente em diferentes horários do dia e em diferentes dias da semana. Veja se a propriedade está perto de uma estrada barulhenta e quanto tempo leva para caminhar até as lojas ou a estação de ônibus local. Verifique se há espaço para estacionar no exterior e para que lado a propriedade fica (dedique-se a apanhar sol). Caminhe pelas ruas e vá às lojas e cafés locais e converse com as pessoas sobre como é realmente morar lá.

5. Pense em uma oferta e procure negociar bem!

Quando estiver feliz por ter encontrado o imóvel que deseja comprar, faça uma oferta. O fato de você fazer uma oferta baixa dependerá de várias coisas, como se você sente que a propriedade está muito cara, se você acha que não há muita concorrência ou até que ponto seu orçamento vai esticar. Cabe ao vendedor decidir se aceita a oferta que você enviou por meio do agente imobiliário.

Descobrir que sua oferta foi aceita na propriedade que você se apaixonou definitivamente merece uma pequena comemoração. Mas não se empolgue demais, pois esse também é o ponto em que o trabalho duro realmente começa. 

6. Classifique seu pedido de financiamento bancário

Depois que sua oferta for aceita, você deverá solicitar um financiamento oficialmente. Você pode fazer isso diretamente com o banco credor – ou através do seu corretor. Seja qual for o caminho escolhido, esteja preparado para a papelada e para que seus extratos bancários sejam processados ​​com um pente fino para verificar se você pode pagar o empréstimo que está tentando fazer. 

7. Estabeleça e planeje a data de mudança

 Nesta fase, você deve estar pronto para definir uma data em que você realmente se mudará. Você precisará concordar com o seu agente imobiliário e acordar esta data com o antigo proprietário. Lembre-se de verificar se todas as taxas estão em dia antes de assinar o contrato e procure cotações de diferentes empresas de mudanças. Além de fazer sua própria pesquisa on-line – e pedir recomendações a amigos e familiares, lembre-se de que, embora possa ser mais conveniente mudar de casa no fim de semana, o custo das remoções pode ser maior. Com isso em mente, vale a pena avaliar se é mais econômico mover- se durante a semana, o que ainda garantirá bons olhos dos seus novos vizinhos em Feira de Santana, que não serão incomodados em seus momentos de descanso.

8. Dia de mudar para a nova casa 

Depois de concluir todo esse processo burocrático, você pode pegar as chaves da sua nova casa e morar nela!  Parabéns – é hora de brindar e de planejar sua nova vida em Feira de Santana, aproveitando tudo o que a cidade tem de melhor para recebe-lo! Desfrute de sua nova casa e lembre-se que, num período de pelo menos 10 dias, deverá colocar em dia toda a documentação de taxas e itens referentes ao recolhimento de impostos municipais. Deixe sempre toda a papelada em dia, organizada em algum cômodo da sua nova casa, para que quando seja necessário tê-la em mãos, você não encontre dificuldade para isso!

Gostou deste checklist sobre como comprar um imóvel em Feira de Santana? Aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais!

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp