Uma operação da Polícia Federal (PF) cumpre mandados de busca e apreensão em Feira de Santana e Porto Seguro, na Costa do Descobrimento. A ação apura o tráfico internacional de armas com objetivo de fazer chegar o material a facções criminosas. Conforme o G1, os investigados tiveram o bloqueio de bens no valor de R$ 10 milhões.

Além das cidades baianas, os mandados também são cumpridos em Foz do Iguaçu, no Paraná. Conforme a PF, a investigação começou no ano passado após a imprensa do Paraguai divulgar a apreensão de uma carga de 180 fuzis desmontados, no Aeroporto Internacional Guaraní, na região metropolitana de Ciudad del Este.

Depois, se descobriu que a carga clandestina tinha partido de um avião em Miami, nos Estados Unidos, e feito uma parada no aeroporto paraguaio. Por fim, a carga seria levada ao Rio de Janeiro (RJ). Ainda segundo informações, os investigados ainda tentaram enganar a fiscalização. Eles registraram o conteúdo da carga como outro tipo de produto e atribuíram a propriedade do material a uma pessoa que não tinha conhecimento do fato criminoso.

Os investigados vão responder pelos crimes de tráfico internacional de armas, comércio ilegal de armas de fogo, organização criminosa transnacional, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

Atuam junto com a PF equipes da Secretaria Nacional de Segurança Pública, da Agência de Investigações de Segurança Interna (Homeland Security Investigations – HSI) da Embaixada dos Estados Unidos, da Adidância da Polícia Federal no Paraguai, além de outras entidades nacionais e internacionais.

© Bahia Notícias

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp