O Governo Estado da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), publicou — no Diário Oficial do Estado (DOE) do último sábado (29) — o Resumo de Contrato para Execução de Obras de Construção de Policlínicas Tipo II-A, no valor de quase R$ 62 mi, o que inclui a Policlínica Regional de Saúde da Chapada em Itaberaba.

Além de Itaberaba, também vão ser construídas Unidades nos municípios de Brumado, Eunápolis, Ribeira do Pombal e Serrinha. As Policlínicas Regionais de Saúde estão mudando a realidade da assistência de média e alta complexidade na Bahia. Para viabilizar as Policlínicas, foram criados os Consórcios Interfederativos de Saúde, que administram as unidades. Desta forma, os municípios de uma mesma região se juntam para ratear os custos com a assistência, de acordo com a população de cada cidade.


Para que fosse possível a construção da Policlínica Regional da Chapada, foi criado, em julho de 2019, o Consórcio Interfederativo de Saúde do Piemonte Paraguaçu — que abrange 23 município que fazem dos territórios de identidade da Chapada Diamantina e do Piemonte do Paraguaçu. Na oportunidade, o prefeito Ricardo Mascarenhas, de Itaberaba, foi eleito, por aclamação, o primeiro presidente do Consórcio, ao lado do vice-presidente Manoel Luz, prefeito de Mucugê.

As Policlínicas visam prestar serviços de média complexidade na rede de saúde da região, ampliando o acesso ambulatorial à especialidades médicas diversas e exames em busca de uma maior atenção à saúde do paciente. Em Itaberaba, a Policlínica Regional de Saúde vai ser construída na Avenida Ruy Barbosa, no espaço do antigo Clube de Campo Cajazeiras, ocupando uma área de mais de 10 mil metros quadrados, com acesso direto à Rodovia Milton Santos, BR-242.

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp