A Secretaria de Saúde realizou, na tarde de ontem (17), a apresentação dos novos médicos que vão atuar em Itaberaba através do novo Programa Mais Médicos Para o Brasil. A apresentação aconteceu na Prefeitura, com a presença do secretário de saúde João Rodrigues e da equipe de coordenadores da pasta.

Durante o encontro, representantes da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) apresentaram um panorama atual do programa Mais Médicos. De acordo com dados cedidos pela SESAB, o estado conta hoje com 739 médicos que atendem pelo programa em 271 cidades baianas.


Em Itaberaba, com a chegada dos cinco médicos, sobe para 11 o número de profissionais atendendo no município através do Mais Médicos.

No Brasil, o número de profissionais até o fim de 2023 sobe de 13 mil para 28 mil. O investimento total do Governo Federal em 2023 é de R$2,8 bilhões. De acordo com o Ministério da Saúde, 96 milhões de brasileiros terão a garantia de atendimento na atenção primária.

O diretor do programa Mais Médicos na Bahia, Adalton Santiago, destacou as mudanças previstas nesta nova etapa do programa. O tempo de vinculação dos profissionais ao programa, por exemplo, passa a ser de quatro anos, prorrogável por mais quatro. Outra novidade são as novas vagas disponíveis para reposição e ampliação de equipes de Consultório na Rua, Atenção Primária Prisional e Atenção à Saúde Indígena. O programa terá também reposição de médico em menor tempo possível, com abertura de editais mais frequentes.

Para o secretário de saúde de Itaberaba, João Rodrigues, o programa é importante porque leva o profissional médico aos postos de Saúde. “Com esses novos profissionais, vamos cumprir o principal objetivo do programa, que é levar atendimento a lugares de difícil acesso. Com o novo Mais Médicos, podemos focar na atenção primária e preventiva, minimizando danos aos pacientes que precisam de acompanhamento na fase inicial de doenças e assim evitar que ela agrave”.

Outra opção do programa é a teleconsulta, que possibilita que o médico – junto com um especialista – avalie a caso a caso, ferramenta que vai funcionar muito bem com a adesão de Itaberaba ao prontuário eletrônico. “Todas as nossas unidades são informatizadas e conectadas ao prontuário do paciente, o que facilita a tomada de decisão e o acompanhamento ao paciente. É mais um mecanismo de encaminhamento para especialista, além do CME e da Policlínica”, afirmou João Rodrigues.

Confira quem são os novos médicos e onde vão atender:

Dr Arthus Torres de Souza – Alberto Casali II;
Dr Caio Macedo Oliveira – UBS Centro;
Dr Thiago Raphael Pimentel da Paixão – UBS Centro;
Dr Filipe Borges da Silva Leão – UBS Vazante;
Dr Flaviano Amâncio Silva Neto -UBS Caititu.

O novo Programa Mais Médicos Para o Brasil traz como proposta a contratação emergencial de médicos, além de expansão do número de vagas para os cursos de medicina e formação voltada para atendimento mais humanizado, valorizando a atenção básica e ações direcionadas à infraestrutura das UBS.

O programa Mais Médicos é mantido com recursos do Ministério da Saúde, com acompanhamento e capacitação realizados pelos estados, e executado e coordenado pelos municípios.

JORNALISMO SECOM ITABERABA

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp