A Praça Maria Milza foi inaugurada ontem (7) no povoado de Alagoas em evento realizado pela Prefeitura de Itaberaba. O ato de entrega do novo equipamento teve início às 17h com a presença do Prefeito Ricardo Mascarenhas, do Vice-prefeito Davi dos Anjos, além de secretários, vereadores e moradores do povoado. 

A novidade mais esperada foi o busto de bronze de Maria Milza feito pelo artista plástico Félix Sampaio, o mesmo criador do monumento de Irmã Dulce no Largo de Roma em Salvador. O monumento em homenagem à Irmã Dulce foi instalado na entrada da praça que leva o nome da beata. A praça conta também com fonte luminosa, jardim,  iluminação, pergolados e bancos e teve investimentos que ultrapassaram o valor de R$1,1 milhão.


Ricardo Mascarenhas e Davi dos Anjos conduziram o tradicional cortejo de três voltas em torno da praça. Em seguida, o padre Roni Batista fez as orações e entoaram o Hino de São Francisco em frente a Igreja como ato de agradecimento pela nova Praça Maria Milza.

Em discurso, o prefeito e o vice destacaram que Alagoas teve o maior investimento da sua história e citaram outras obras importantes como a escola Maria Milza e o Posto de Saúde inaugurados no último mandato do prefeito Ricardo Mascarenhas. Davi do Anjos afirmou que o projeto do Governo Municipal é coletivo e honesto, e que isso explica o apoio dos vereadores e da população. A política pra mim é uma oportunidade de ajudar a quem eu sempre quis que é o povo mais necessitado de Itaberaba”.

Ricardo Mascarenhas falou do sonho de criança de ser prefeito de Itaberaba e do quanto se inspirou em seu pai, o ex-prefeito Jadiel Mascarenhas. “Hoje eu estou perto de concluir o mandato e me sinto realizado por conquistar o objetivo de ter feito tudo com muita dedicação e ter transformado a vida de pessoas, um exame foi o Hospital Regional que foi uma conquista nossa junto com o Governo do Estado, com apoio da minha esposa Suzana Matias e todos os vereadores e secretários que foram parceiros do nosso trabalho”

Ricardo Mascarenhas lembrou de quando esteve no povoado de Alagoas há pouco mais de um ano para assinar a ordem de serviço para a construção da Praça Maria Milza e falou da felicidade em poder inaugurar a obra. O prefeito sugeriu à Secretaria de Educação que inclua a história religiosa de Alagoas e de Maria Milza no currículo escolar. “Pra mim é um motivo de alegria preservar a memória de Mãezinha”. O prefeito se emocionou ao lembrar que foi uma prova viva do poder da fé quando foi curado pelas orações de Maria Milza.

O povoado de Alagoas surgiu na década de 1920 e em 1955 a partir da visita de fiéis e romeiros que vinham buscar as graças, curas e milagres realizados por “Mãezinha dos Pobres” o local ganhou importância religiosa, cultural e turística. 
A história de fé teve seu grande marco em 1950 quando Maria Milza teve a visão da Virgem Maria sob um umbuzeiro, local que foi transformado num santuário de Nossa Senhora das Graças e onde os visitantes e fiéis só podem entrar com os pés descalços e permanecer em silêncio, tal como fez Moisés, na tradição bíblica, ao entrar no lugar sagrado.

“Mãezinha de Alagoas”, conhecida por sua humildade, vestia-se de branco e com um véu sobre os cabelos, acolhia seus fiéis e necessitados a qualquer momento, ungindo-os com água benta e envolvendo-os com orações. No dia 17 de dezembro de 1993, Maria Milza faleceu e seu corpo foi velado na Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Itaberaba, transportado em cortejo até o povoado de Alagoas por uma grande multidão e sepultado no centro da igreja do povoado, local que recebe visitantes de todo o país para orar e meditar.

Alagoas é o principal ponto turístico religioso da região, principalmente por conta das tradicionais festas que todos os anos atraem milhares de romeiros de várias regiões do Brasil e pela trajetória da freira Maria Milza, a Mãezinha, marcada por milagres, compaixão e acolhimento aos necessitados.

A praça é mais um investimento da atual gestão municipal no povoado de Alagoa. Outros investimentos foram a Escola Maria Milza que atende nas modalidades de Educação Fundamental I e II, anos iniciais e finais, e Educação de Jovens e Adultos e Idosos (EJAI), além do posto de saúde com estrutura para atendimento médico e odontológico.

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp