Dois tremores de terra foram registrados, nesta sexta-feira (25), no município de Jaguarari, no norte da Bahia. A informação foi divulgada pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis – UFRN).

Os tremores aconteceram em um intervalo inferior a 10 minutos, sendo o primeiro abalo registrado às 9h47, com magnitude calcula em 2.3 mR e o segundo às 9h56, com magnitude de 1.7 mR. Não há informações se moradores da região sentiram ou ouviram os tremores.


No dia 14 deste mês, outro abalo sísmico foi registrado em Jaguarari , com magnitude preliminar calculada em 2.3 mR.

Já no dia 15 de agosto, um tremor de terra foi registrado no município de Jacobina, no norte da Bahia. A magnitude preliminar foi calculada em 1.8 mR.

Dicas de segurança

O LABSIS informou dicas de segurança importantes de como agir durante um terremoto. Confira abaixo:

  • Proteja-se. Quando sentir um terremoto, proteja-se sob uma mesa ou use uma almofada para proteger a cabeça de objetos que caiam.
  • Uma vez que a agitação pare, verifique se há fontes de fogo e apague-as ou desligue-as (incluindo fornos a gás).
  • Procure manter a calma e evitar objetos caídos ou quebrados. Além disso, fique dentro de casa para evitar a queda de objetos, como placas na frente dos prédios, se possível.
  • Abra uma porta ou janela para poder escapar, se necessário. (As portas e janelas podem ficar empenadas e emperradas se a fundação do edifício se deslocar muito.)
  • Se estiver do lado de fora, tente ficar longe de paredes, portões ou qualquer objeto que possa tombar.
  • Em caso de perigo de incêndio ou tsunami, dirija-se a uma área de evacuação designada. Parta para terrenos mais altos se estiver na costa.
  • Obtenha informações precisas e oficiais e siga as instruções. (Em 2011, houve uma enxurrada de informações imprecisas que se espalharam online após o terremoto.)
  • Em caso de evacuação, certifique-se de desligar o disjuntor e a rede de gás em seu escritório ou casa antes de sair, se o tempo permitir.

Fonte: G1 Bahia

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp