Nos últimos dias, moradores da região de Irecê, a 480 km de Salvador, ficaram assustados após um vídeo da captura de um ser estranho circular pela internet. Na gravação, o animal é apontado como um lobisomem que estava “sugando” galinhas e ovelhas de João Dourado, cidade também do Norte.

O vídeo e fotos da criatura estranha rapidamente tomaram conta das redes sociais, dividindo opiniões. Muitos acreditaram no “monstro de Irecê”. Outros, mais incrédulos, preferiram enviar a situação para o jornal Aratu On desvendar o mistério. 

FAKE NEWS! Após analisar o vídeo, a equipe do jornal Aratu On percebeu que se tratava de uma montagem. O editor gravou o áudio mostrando o suposto lobisomem por cima do vídeo original. A montagem é perceptível ao observar que imagens e áudio têm qualidades diferentes.

Na realidade, o vídeo original foi gravado em 2019 na Índia e o animal é Hiena Riscada, capturada após atacar uma pessoa em uma plantação de soja do local. O animal é uma espécie rara que apresenta uma cabeça larga, olhos escuros, um focinho grosso e orelhas grandes e pontiagudas. Essa raça costuma habitar em partes da África e da Ásia e possui até 1,30 m de comprimento, sem medir a cauda, que tem de 25 a 40 cm de comprimento.

Fonte: Aratu On