O chefe da agência do INSS de Sapeaçu, no Recôncavo, foi preso em uma ação que cumpre ainda mais dez mandados de busca e apreensão na cidade e em Santo Antônio de Jesus nesta quinta-feira (4). Denominada de Operação Palha Grande, a operação da Polícia Federal visa desarticular um esquema de fraudes em prejuízo da Previdência Social  liderado pelo chefe da agência em Sapeaçu. Desde a tarde desta quarta-feira (3), veículos da PF foram vistos em Santo Antônio de Jesus.

Foto: Reprodução / Leitor BN WhatsApp

Segundo a PF, a estimativa é que o prejuízo causado supere R$ 2 milhões obtidos na concessão de 132 benefícios com constatação de fraude. No entanto, o valor pode ser maior. Além da prisão, o chefe da agência do INSS em Sapeaçu fica afastado das funções por tempo indeterminado. Ele também fica proibido de acessar a qualquer agência do INSS. Ainda segundo a PF, a apuração começou a partir da confirmação de reiteradas fraudes na concessão de benefícios previdenciários na APS de Sapeaçu, em favor de supostos segurados especiais rurais do INSS. As fraudes abrangiam a concessão de benefícios de aposentadoria por idade, pensão por morte e salário maternidade.

As evidências indicam que o próprio chefe da agência do INSS concedia os benefícios, mesmo em desacordo com a legislação. As investigações apontam também que o acusado praticava tais condutas em favor de clientes de ao menos dois grupos de intermediários com atuação na região, sendo um deles ligado ao Sindicato de Trabalhadores Rurais de Santo Antônio de Jesus/BA.

Há indícios de que esses despachantes/intermediários, em retribuição às fraudes implementadas, repassavam valores ao servidor público. A ação é feita em conjunto com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, integrantes da força-tarefa previdenciária.

Por Bahia Notícias