Inaugurada em 2012 na gestão do governador Jaques Wagner, a BA-120, trecho entre os municípios de Riachão do Jacuípe a Serra Preta, está em uma situação total de abandono, com buracos em toda sua extensão de quase 43 km. Motoristas que precisam se deslocar correm sérios riscos de acidentes e perdas financeiras com danos nos veículos pela má qualidade da estrada estadual.

Sem nenhuma providência adotada pelo governo do estado que tem sua estrutura através da SEINFRA, órgão responsável pelo setor, enquanto não acontece melhorias, o cenário aponta para uma queda brusca da economia dos dois municípios mais afetados (Riachão do Jacuípe/Serra Preta), com redução no escoamento da produção que é baseada em agricultura e pecuária.


O governador Rui Costa ignora a situação, imagine que tanto Riachão do Jacuípe, quanto Serra Preta, são administrados por prefeitos da base aliada ao governo petista, que assistem passivamente toda situação caótica da BA, que não tem mais a camada asfáltica, sem que houvesse a manutenção prometida pela empresa executora da obra.

O Consórcio de Desenvolvimento Público da Bacia do Jacuípe, que poderia ser um aliado para realizar operação tapa buraco, alega não ter estrutura para solucionar o problema, tendo suas máquinas envelhecidas, precisando de manutenção na sua frota de equipamentos que estão sucateados. Outro motivo que impede a manutenção, é pelo fato de alguns municípios estarem inadimplentes com o Consórcio, e isso inviabiliza manter as parcerias ativas, sem que haja essa continuidade de pagamento desses recursos.

O problema é que, enquanto o Consórcio alega impossibilidade e o Estado não agir, vidas e patrimônios de muitos baianos correm risco. Esse ano terá eleições municipais, mesmo diante da necessidade de alguns políticos angariar votos para se manterem no poder, não se vê nenhuma iniciativa de zelo que pudesse contribuí para não deixar acabar totalmente a camada asfáltica.

Com informações e fotos: Interior da Bahia

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp