BRASILPOLÍTICA

Datafolha: 54% dizem que Bolsonaro tentou fugir; 33% acreditam em surto

Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (9) aponta que 54% dos brasileiros acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tentou fugir ao danificar a tornozeleira eletrônica que utilizava enquanto cumpria prisão domiciliar. O levantamento foi realizado entre 2 e 4 de dezembro, com 2.002 eleitores de 113 municípios.

Segundo o instituto, 33% dos entrevistados afirmaram confiar na versão apresentada por Bolsonaro, de que teria sofrido um surto ao queimar o equipamento com um ferro de solda. Outros 13% não souberam responder.

O resultado varia conforme recortes etários, econômicos e regionais. Entre jovens de 16 a 24 anos, 60% disseram acreditar na tentativa de fuga. Já entre os mais ricos, 40% afirmam que o ex-presidente sofreu um surto. No recorte político, 66% dos eleitores bolsonaristas apoiam a versão do surto, enquanto o mesmo percentual de eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) endossa o entendimento do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de que houve intenção de fuga.

Regionalmente, 61% dos moradores do Nordeste concordam com Moraes, enquanto 40% dos entrevistados do Sul e Norte/Centro-Oeste acreditam na justificativa apresentada pelo ex-presidente.

A violação ocorreu antes do início do cumprimento da pena de 27 anos e 3 meses de prisão à qual Bolsonaro foi condenado por participação em uma suposta trama golpista. A tentativa de danificar o equipamento motivou a decretação de sua prisão preventiva. Na ocasião, a defesa do ex-presidente afirmou que ele estaria em “alucinação”, causada pela interação inadequada de diferentes medicamentos, e que acreditava haver algum tipo de escuta na tornozeleira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo