POLÍTICA

Moraes determina transferência de Bolsonaro da Polícia Federal para a Papudinha

Brasília, 15 — O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou a transferência do ex-presidente Jair Bolsonaro da Superintendência Regional da Polícia Federal, onde está custodiado, para uma sala de Estado Maior no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como Papudinha.

Na decisão, o ministro apontou que a mudança permitirá ampliação do tempo de visitas, que passará de duas para seis horas diárias, além do aumento no número de refeições, de três para cinco por dia. O espaço destinado ao ex-presidente na Papudinha possui 64,8 metros quadrados e conta com banheiro, cozinha, lavanderia, quarto, sala e área externa. Na unidade da Polícia Federal, a sala ocupada atualmente possui cerca de 12 metros quadrados, com estrutura restrita a quarto e banheiro.

Segundo Moraes, na nova unidade Bolsonaro poderá tomar banho de sol em área externa, com privacidade e sem restrição de horário. O local também oferece possibilidade de prática de exercícios físicos, atendimento médico em regime de plantão 24 horas e posto de saúde com equipe completa. Na Superintendência da Polícia Federal, o ex-presidente tem acesso apenas ao médico da corporação em regime de plantão.

Em trecho da decisão, o ministro afirmou que, apesar de não reconhecer veracidade em reclamações anteriores relacionadas às condições da custódia, a transferência é possível para uma sala de Estado Maior com condições mais favoráveis, exclusiva e isolada dos demais presos do complexo. O despacho também menciona a possibilidade de instalação de equipamentos para fisioterapia, como esteira e bicicleta, em atendimento a recomendação médica.

Com informações do Política e Poder

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo