Além do ministro Sergio Moro, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) também foi alvo da ação de hackers. Essa informação foi repassada pela Polícia Federal (PF) ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Os suspeitos de hackear as autoridades foram detidos nessa terça-feira (23) pela PF em meio à operação Spoofing, autorizada pelo juiz Vallisney de Oliveira, titular da 10ª Vara Federal, em Brasília.

“O Ministério da Justiça e Segurança Pública foi, por questão de segurança nacional, informado pela Polícia Federal de que aparelhos celulares utilizados pelo Sr. Presidente da República foram alvos de ataques pelo grupo de hackers preso na última terça feira. Por questão de segurança nacional, o fato foi devidamente comunicado ao Sr. Presidente da República”, divulgou a pasta em nota.

Segundo o G1, a PF estima que cerca de mil pessoas foram alvo dos supostos hackers, entre elas diversas autoridades. Além disso, a polícia afirma que encontrou com um dos detidos uma conta do ministro Paulo Guedes no aplicativo Telegram. O titular do Ministério da Economia anunciou que seu aparelho foi clonado no fim de semana.

Já o caso de Moro foi anunciado pelo ministro no início de junho. Pouco depois, o site The Intercept Brasil passou a publicar mensagens vazadas entre ele e procuradores da Lava Jato. As conversas, que mostram um conluio do ex-juiz com os acusadores dos processos que ele julgava, foram extraídas do Telegram. Com isso, Moro atribui aos hackers o repasse das mensagens ao site, mas não confirma a autenticidade do conteúdo, sugerindo que foram alterados. O veículo, por sua vez, nunca revelou a origem de sua fonte, mas afirma que recebeu o material meses antes da primeira publicação.

Foto: José Cruz / Agência Brasil

Por Folhapress