Um dos poucos prefeitos declarados negros da Bahia, o gestor de Seabra, na Chapada Diamantina, Fábio Miranda (Rede), relata que ao concorrer ao cargo máximo da cidade ouviu piadas. “Diziam pra mim: ‘o que é que esse neguinho quer sendo prefeito?'”, conta em entrevista ao Bahia Notícias. Filho de caminhoneiro com lavradora e professor de física e matemática por dez anos, o também micro-empresário considera que há sempre uma suspeita sobre o trabalho de negros. Porém na eleição que o elegeu viu alguma mudança em curso.

“Acho que muita gente, principalmente da oposição, tinha ainda isso, mas a população em geral, não”, avalia. Seabra tem cerca de 10 comunidades quilombolas. Na manhã desta quarta-feira (20), um evento na comunidade Vão das Palmeiras marca as comemorações do dia 20 de Novembro, dia da Consciência Negra.


A atividade também é um desdobramento da lei municipal, sancionada em 2018, que estabelece na agenda do Município a realização do evento Cultura e Fé. A festa busca dar destaque a realizações e símbolos das comunidades negras, seja na religiosidade seja na cultura.

Foto: Reprodução / Jornal da Chapada

Fonte: Bahia Notícias

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp