Pesquisa encomendada pela revista Exame e feita pelo Instituto Ideia segue colocando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como líder. Desta vez, Lula apareceu liderando o levantamento com 40% das intenções de voto frente aos 29% do atual presidente Jair Bolsonaro (PL). A diferença entre os dois é de 11%, maior do que a porcentagem de eleitores que declarou voto em Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos), ambos registrando 9%.

A sondagem ouviu 1.500 pessoas entre os dias 18 e 23 de março. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.


Em relação à última pesquisa, feita há um mês, Lula perdeu 2 pontos percentuais e Bolsonaro ganhou a mesma quantidade. Ambas mudanças são dentro da margem de erro. Com isso, a diferença entre os dois caiu de 15% para 11%, o que pode mostrar uma tendência de acomodação de votos.

Na pesquisa espontânea, a diferença entre os dois primeiros segue semelhante e Lula registrou 34,6% das intenções de voto frente aos 25% de Jair Bolsonaro. Ciro Gomes e Moro seguiram empatados, desta vez com 4%. Confira os números completos e cenários abaixo.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-04244/2022.

Primeiro turno:
Cenário Espontâneo
– Lula (PT) – 34,6%
– Jair Bolsonaro (PL) – 25%
– Ciro Gomes (PDT) – 4%
– Sergio Moro (Podemos) 4%
– Eduardo Leite (PSDB) – 1%
– Ninguém/Branco//Nulo – 16%
– Não Sabem – 15%

Cenário Estimulado
– Lula (PT) – 40%
– Jair Bolsonaro (PL) – 29%
– Ciro Gomes (PDT) – 9%
– Sergio Moro (Podemos) 9%
– Eduardo Leite (PSDB) – 2%
João Doria (PSDB) – 1%
– Ninguém/Branco//Nulo – 4%
– Não Sabem – 2%

Fonte: BNews

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp