O presidente Jair Bolsonaro (PL) desistiu do Nordeste. Pelo menos quando o assunto são as eleições presidenciais, a campanha de Bolsonaro não acredita que ele vá conseguir uma virada contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT), seu principal adversário na próxima corrida eleitoral.

Segundo a colunista Thaís Oyama, do Uol, a equipe de campanha do presidente se baseou em pesquisas internas e vai partir para investidas em outras regiões do país, como o Sudeste.

A colunista aponta que Bolsonaro entende já ter feito tudo o que podia para conquistar o coração dos nordestinos, mas foi em vão. Nem mesmo a aprovação da PEC Kamikaze e tentativa de apropriação de obras como a transposição do Rio São Francisco foram suficientes para diminuir a rejeição que Bolsonaro tem no Nordeste.

Pesquisa da Quaest Consultoria, contratada pela Genial Investimentos e divulgada em 6 de julho, aponta Lula e Bolsonaro empatados entre eleitores do Centro-Oeste do país na disputa pela Presidência da República. Nas outras quatro regiões, Lula ocupa isoladamente a liderança.

Em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal, Lula tem 39% das intenções de voto, e Bolsonaro, 35%, na pesquisa estimulada —quando o entrevistado recebe uma lista prévia com os nomes dos presidenciáveis. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados.

Lula lidera nas demais regiões do país, com a maior vantagem no Nordeste, de 37 pontos percentuais (59% a 22%), e a menor no Sudeste, onde tem cinco pontos a mais que o adversário (38% a 33%).

Em todo o território nacional, Lula segue na liderança, com 45% das intenções, ante 31% de Bolsonaro.

Fonte: Bnews