Levantamento do Instituto Datafolha divulgado nesta sexta-feira (29) pelo site do jornal “Folha de S.Paulo” aponta que 73% dos brasileiros acreditam que há corrupção no governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). Outros 19% disseram que não há corrupção, enquanto 8% não souberam responder.

O problema da corrupção, no entanto, é menos relevante para os entrevistados que outros temas como saúde, economia, miséria, educação e violência urbana.

No levantamento feito ano passado, os números eram parecidos: 70% diziam que havia atos corruptos no governo, 23% diziam que não e 7% não sabiam responder.

Segundo o instituto, a percepção de corrupção na gestão de Bolsonaro é maior entre jovens (86%) e entre quem reprova o governo (94%). Ela é menor entre os eleitores do presidente (49% dizem que não há corrupção) e entre quem aprova a atual gestão (51% dizem que não há corrupção).

De acordo com o Datafolha, a saúde aparece como o tema de maior preocupação dos brasileiros (20%). Depois aparecem problemas econômicos como economia (13%), desemprego (10%), fome e miséria (10%) e inflação (9%).

A educação, por sua vez, tem 9% da atenção dos entrevistados, seguida pela violência urbana, com 6%. A corrupção aparece com 3% no levantamento.

A pesquisa ouviu 2.566 eleitores nos dias 27 e 28 de julho em 183 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Fonte: G1