O presidente Jair Bolsonaro (PL) autorizou, nesta sexta-feira (12) o uso das Forças Armadas nas eleições deste ano. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) e, de acordo com ele, os militares podem atuar no pleito para a garantia da votação e da apuração em outubro. A informação foi publicada no Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias.

O decreto foi publicado após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedir, por meio de ofício, o emprego das Forças Armadas nas eleições deste ano. Além de Bolsonaro, assinam o documento os ministros da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, general Augusto Heleno.


A medida é praxe e busca, segundo o governo federal, garantir a tranquilidade e a ordem pública, em qualquer local do Brasil, durante as eleições. O contexto atual, porém, é diferente dos demais pleitos eleitorais, que contaram também com a participação de militares durante as votações. Em movimento inédito, as Forças Armadas, amparadas pelo Ministério da Defesa, têm atuado na fiscalização das urnas eletrônicas, colocadas em xeque pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

Fonte: Bahia Notícias

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp