Um encontro, realizado manhã dessa quarta-feira (12) — no Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Linésio Bastos de Santana, no Açude Novo, marcou a Abertura do Ano Letivo em toda a Rede Municipal de Ensino (RME). O evento contou com a participação do prefeito Ricardo Mascarenhas que aproveitou a oportunidade para anunciar novidades para a Educação Infantil de Itaberaba.


Também participaram do evento a vice-prefeita Maria José Novais, os secretários municipais de Governo, Davi Sampaio, de Educação, Nogma Andrade Brito, e de Comunicação, Ana Fabrícia de Mattos. Também estiveram presentes toda a equipe técnica da Seduc, formada pelas coordenações de Gestão, Pedagógica e Administrativa, além corpo de profissionais do CEMEI Linésio Bastos de Santana, sob comando da professora Marta Lisboa.

Voltado para a comunidade escolar do CEMEI Linésio Bastos de Santana — que atende, na modalidade Educação Infantil, a quase 400 alunos com idades entre 2 e 5 anos —, o evento contou com a participação dos pais que, na oportunidade, receberam os primeiros uniformes escolares. Pela primeira vez na história de Itaberaba, todos os alunos da Educação Infantil da RME, receberão uniformes que serão distribuídos pela Prefeitura.

As aulas na RME começaram na última segunda-feira (11). Segundo a Coordenação de Gestão da Seduc os trabalhos têm transcorrido dentro da normalidade com todos os serviços funcionando regularmente. “Esse momento aqui é para mobilizar toda a comunidade escolar que as aulas já voltaram e para que os pais não deixem de levar seus filhos para a escola, nessa primeira semana que é mais de integração e acolhimento”, disse a coordenadora Juci Leão.

O encontro foi aberto pela gestora da unidade, a professora Marta Lisboa, que deu as boas-vindas aos convidados e aproveitou a oportunidade para agradecer e apresentar, a toda a comunidade, sua equipe de trabalho formada por mais de 30 profissionais, dentre professores, auxiliares, coordenadores pedagógicos e o pessoal de apoio logístico e de administrativo.

A secretária Nogma Andrade Brito afirmou que “a escolha da Educação Infantil, como ponto de partida para revolução que estamos implantando em Itaberaba, partiu de nosso prefeito, sempre muito sensível a tudo o que envolve educação de crianças e adolescentes, começando por nossa Educação Infantil e se estendendo por toda a Rede que, hoje, conta com quase 11 mil alunos matriculados”, observou a secretária.

O CEMEI Linésio Bastos de Santana conta com 08 salas de aula, além de uma sala de recursos multifuncionais, em 2019 serão 16 turmas do Maternal I e II e o 1º e 2º período. A unidade conta ainda com espaço para recreação com um parquinho que, a partir da próxima segunda-feira (18), será totalmente reformado. A informação foi dada pelo prefeito Ricardo Mascarenhas que destacou, ainda, “investir na educação infantil, é investir no futuro da cidade, do estado e do país”, disse Ricardo.

O gestor afirmou ainda, que o CEMEI Linésio Bastos de Santana servirá de base para todas as inovações ocorrerão durante o biênio 2019/2020. “Nosso governo, hoje, tem a oportunidade de garantir, para a Educação Infantil, toda a infraestrutura necessária tanto para os profissionais quanto para os alunos. Nossa gestão se preocupa, principalmente, com a causa da criança e do adolescente, por isso trabalhamos para que Itaberaba seja destaque nessa área”, pontuou o prefeito.

O prefeito Ricardo Mascarenhas anunciou diversas novidades na Educação Infantil do Município, a começar pelos novos uniformes e o Parque do CEMEI que será revitalizado.

Atualmente Itaberaba concorre na edição 2017/2020 do Selo UNICEF — Município Aprovado, com ações e mobilizações envolvendo governo e sociedade para o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a redução das desigualdades e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Inclusive com a formação de um Núcleo de Cidadania do Adolescentes (NUCA).

Além disso o município aderiu, também, ao Programa Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq, que busca mobilizar e apoiar tecnicamente os municípios na implementação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e adolescentes, e o Programa Criança Feliz, do governo Federal, que contemplou, inicialmente, 200 crianças.

Com informações da Secom/Itaberaba

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp