A Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido (UKHSA) informou a circulação de uma nova cepa da COVID-19 chamada “Stratus”, acompanhada das subvariantes XFG e XFG.3. Segundo dados do órgão, até 10 de setembro, os casos na Inglaterra apresentaram aumento de 7,6% em relação ao mês de agosto de 2025.
De acordo com o monitoramento, não há evidências de que a nova variante provoque quadros mais graves da doença em comparação às cepas anteriores. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a subvariante XFG como “variante sob monitoramento”, com avaliação de risco global considerado baixo.
As vacinas atualmente disponíveis seguem eficazes contra a Stratus, embora cientistas acompanhem possíveis mutações que possam reduzir a proteção gerada pela vacinação ou por infecções anteriores. Relatos clínicos indicam sintomas como rouquidão e dor de garganta seca entre alguns pacientes.
Desde o início da pandemia, o vírus SARS-CoV-2 continua em evolução, com o surgimento de diferentes linhagens ao longo dos últimos anos. Apesar da disseminação da Stratus e de outras variantes recentes, autoridades sanitárias do Reino Unido afirmam que não houve aumento significativo nas taxas de hospitalização.
As informações são do Notícias ao Minuto





