A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou novas resoluções proibindo a fabricação, distribuição, importação, comercialização, propaganda e uso de diversas canetas emagrecedoras sem registro no país. Entre os produtos vetados estão T.G. 5, Lipoless, Lipoless Eticos, Tirzazep Royal Pharmaceuticals e T.G. Indufar.
De acordo com o órgão, a decisão foi motivada pelo aumento das evidências de venda e divulgação irregulares, especialmente na internet, prática proibida para medicamentos no Brasil.
Segundo a Anvisa, essas substâncias não possuem registro que comprove qualidade, eficácia e segurança, o que impede qualquer autorização para uso no país. O órgão afirma que as medidas visam impedir o desvio de uso e proteger a saúde da população.
A agência também reforçou que os produtos proibidos não podem ser trazidos do exterior, mesmo com receita médica. Importações excepcionais só são autorizadas para medicamentos sem registro, mas que não estejam sob proibição — o que não é o caso dessas canetas.
A Anvisa destacou ainda que o uso de medicamentos não aprovados compromete a rastreabilidade em situações de eventos adversos e impede a adoção de medidas regulatórias, caso necessário.
As informações são do Bnews





