O novo sistema de rastreamento da Apple agora permite que o iPhone seja localizado mesmo se estiver desligado ou for resetado – procedimento comum após roubos, inclusive no Brasil. O recurso fica disponível com a atualização do iOS 15, anunciado nesta segunda-feira (7) e previsto para setembro ou outubro. Dessa forma, todos os celulares a partir do iPhone 6S serão contemplados com update e, consequentemente, com as novas funções de rastreio.

A localização otimizada agora conta com o fato de o aparelho não estar totalmente desligado, mas sim em estado de baixa energia. Já no caso dos telefones que passam por redefinição para as configurações de fábrica, vale dizer que eles não terão interrupção no rastreamento, caso Bloqueio de Ativação esteja habilitado.

A localização é feita pelo aplicativo Find My (Buscar em português), que a transmissão Bluetooth de outros dispositivos iOS próximos para enviar o lugar exato do iPhone perdido ou roubado. O funcionamento se assemelha ao do recém-lançado rastreador AirTag, que usa Bluetooth, UWB e até NFC para encontrar o local do objeto monitorado.

Com as novas configurações, é possível encontrar os aparelhos mesmo depois de eles ficarem descarregados, por exemplo. Já em caso de roubos, quando é comum que o celular seja não só propositalmente desligado, mas também redefinido, a recuperação ainda é permitida com os recursos atuais que são habilitados pelo Find My.

A Apple aderiu à caixa de diálogo como forma de avisar os usuários em um primeiro contato com o iOS 15 a respeito do novo funcionamento com baixa energia. Apesar de representar mais efetividade em termos de rastreamento, é possível desativar essa função específica do Find My nos ajustes.

Com informações de 9to5Mac, Apple Insider e WCCFTech