No dia 24 de outubro desse ano, o WhatsApp vai parar de funcionar em definitivo nos iPhones que utilizarem o iOS 10 e iOS 11. Alguns usuários até mesmo já compartilharam um print onde o sistema avisa que o aplicativo precisa ser atualizado para que o proprietário do aparelho continue fazendo uso da ferramenta.

Você também pode obter mais informações sobre isso nas páginas oficiais do mensageiro, mas de acordo com o que foi divulgado até o momento, de agora em diante o WhatsApp só será compatível com os dispositivos móveis que usarem o iOS 12 ou algum sistema mais recente.

E quanto aos outros sistemas operacionais, o aplicativo também vai exigir o Android 4.1 ou algo posterior, bem como o KaiOS 2.5.0. Atualmente a Apple disponibiliza o iOS 15 aos usuários, sistema que é compatível com aparelhos a partir do iPhone SE (partindo da 1ª geração), iPhone 6s e aqueles que foram lançados desde então.

Os usuários do iPhone 6 e iPhone 5s podem atualizar os dispositivos para o iOS 12, se desejarem continuar a usar o aplicativo. Porém as pessoas que têm o iPhone 5, lançado junto com o iOS 6 e atualizado até o iOS 10, vão ter de trocar os aparelhos para dar continuidade ao uso do WhatsApp, pois a atualização para esse modelo foi cancelada.

O que o aplicativo de mensagem vai fazer com os iPhones antigos?

Antes que o uso do aplicativo seja suspenso, os usuários serão notificados por uma mensagem na tela, que avisará que o serviço será cancelado em breve. Tudo será feito com antecedência para que o dono do aparelho consiga tomar as devidas providências e não ficar desamparado de uma hora para outra.

As páginas de suporte do WhatsApp recomendam que o usuário tenha a atualização mais recente possível do iOS.

Para os outros aparelhos da Apple, o aplicativo de mensagem vai continuar funcionando normalmente, mas lembre-se de sempre manter o seu dispositivo móvel atualizado, pois assim poderá acompanhar a atualização de outros aplicativos – como o WhatsApp – também.

WhatsApp vai parar de funcionar em aparelhos Android?

Foi anunciado anteriormente pelo próprio aplicativo que alguns aparelhos com sistema operacional Android também deixariam de rodar o WhatsApp. Se for o seu caso, fique atento e veja abaixo a lista dos modelos de celular onde ele deixará de funcionar:

LG:

  • Optimus F7, Optimus F5, LG Lucid 2, Optimus L3 II Dual, Optimus F5, Optimus L5, Optimus L5 II, Optimus L4 II Dual, Optimus L5 Dual, Optimus L3 II, Optimus L7, Optimus L7 II Dual, Optimus F6, Enact , Optimus F3, Optimus L7 II, Optimus L4 II, Optimus L2 II, Optimus Nitro HD e 4X HD, e Optimus F3Q.

Huawei:

  • Ascend G740; Ascend D1 Quad XL; Ascend Mate; Ascend P1 S; Ascend D Quad XL e Ascend D2.

Samsung:

  • Galaxy Trend Lite; Galaxy Xcover 2; Galaxy Trend II; Galaxy SII; Galaxy Core; Galaxy Ace 2 e Galaxy S3 mini.

ZTE:

  • ZTE V956; Grand Memo; Grand S Flex e Grand X Quad V987

SONY:

  • Sony Xperia Neo L; Xperia Miro e Xperia Arc S.

Outras marcas:

  • Alcatel One Touch Evo 7; Caterpillar Cat B15; Archos 53 Platinum; HTC Desire 500; Wiko Cink Five; Wiko Darknight; UMi X2; Lenovo A820; Faea F1 e THL W8.

Fonte: Edital Concursos Brasil