A TV sempre foi o maior e mais popular item de entretenimento do brasileiro. A nossa TV está profundamente ligada aos momentos icônicos e às histórias para contar aos filhos e netos, justamente porque sempre fomos um povo que consumiu as programações da TV a cabo e dos canais abertos.

Não é à toa que faz sentido que o governo garanta que todas as pessoas tenham acesso aos sinais. E com as mudanças da TV analógica para a digital, está havendo um cuidado para que ninguém fique sem esse acesso.


E é por isso que foi dado início a iniciativa de distribuição do chamado Kit parabólica. Esse kit é composto por uma série de peças que vão garantir que a pessoa tenha acesso a vídeo e áudio de qualidade quando forem assistir à programação da TV aberta.

O melhor de tudo é que ele é distribuído de forma gratuita. A pessoa que terá direito a ele nem ao menos precisa se preocupar com saber instalar as peças, pois ela pode solicitar a instalação. Tudo o que ela precisa fazer é agendar a visita de um técnico. Tudo é feito de forma bem simples e prática.

Para ter direito ao kit, a pessoa precisa apenas estar devidamente inscrita no CadÚnico. É assim o governo vai saber, por meio dos seus dados, se você tem direito ao benefício. E claro, também precisa ter acesso a um televisor!

Esse kit já está podendo ser solicitado se você é morador das seguintes regiões: Porto Alegre; João Pessoa; Distrito Federal e Belo Horizonte. Nesse caso, os cidadãos vão receber um receptor digital e mini parabólico, podendo aposentar então aquelas antenas antigas que são enormes.

A responsável pela entrega e instalação dos aparelhos é a Entidade Administradora da Faixa (EAF) por meio da Siga Antenado.

A mudança para o sinal digital se faz necessário há algum tempo, isso porque a faixa de 3,5 GHz (banda C0) passou a ser explorada para se agregar a tecnologia do famoso 5G, que já está funcionando no país.

Isso pode fazer com que o sinal de TV tenha algumas interferências. Para evitar qualquer problema, as transmissões então deixando a Banda C e indo para a Banca Ku.

Além das cidades já citadas, o programa deve chegar ainda esse mês em São Paulo e depois no Rio de Janeiro, mas só a partir de agosto.

Segundo o Ministério das Comunicações, 20 milhões de lares brasileiros contam com a parabólica mais antiga. Com essa iniciativa, ao menos metade desse número será atualizado para o novo modelo de forma gratuita.

Fonte: Edital Concursos Brasil

Siga-nos no Instagram e acompanhe as notícias no Google News – Participe do nosso grupo no WhatsApp