A Neoenergia Coelba abriu, nesta quarta-feira (4), as inscrições para que consumidores residenciais possam monitorar o seu consumo de energia em tempo real. A expectativa é que 600 clientes sejam contemplados e recebam, gratuitamente, o equipamento que possibilita  acesso à plataforma de acompanhamento. Dentre as principais funcionalidades, o sistema apresenta o consumo de alguns equipamentos, a estimativa do valor da próxima fatura e dicas para economizar energia.  A sinalização de interesse está sendo realizada de maneira on-line, através do site www.meuconsumoneoenergia.com.

Para participar, os clientes devem estar adimplentes com a distribuidora, serem consumidores residenciais com consumo mínimo de 200 kWh/mês e terem bom sinal de wi-fi no medidor de energia. As inscrições serão realizadas por lotes até o preenchimento das vagas. Após encerramento de cada lote, os clientes interessados poderão cadastrar seus contatos no site para notificação da data de abertura de novos lotes.

“Este projeto foi desenvolvido para que os clientes possam se conscientizar sobre o consumo de energia elétrica, contribuindo com a redução do desperdício. O uso de equipamentos mais eficientes e a mudança de hábitos na sua utilização pode reduzir o valor da conta de energia”, destacou a superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas.

Além do site, os consumidores também poderão acompanhar o monitoramento através de um aplicativo que foi desenvolvido pela distribuidora em parceria com uma startup.  “O projeto piloto consiste em uma solução baseada em software e hardware para o monitoramento e análise do consumo de energia elétrica em tempo real, utilizada como uma ferramenta educativa, focada em feedbacks mensais, semanais e diários para proporcionar conteúdo sobre eficiência energética, alertas e dicas, capacitando consumidores com melhores práticas de eficientização do consumo”, explica o engenheiro de Eficiência Energética da Neoenergia Coelba Roberto Azevedo.

O sistema funciona da seguinte maneira: através de um equipamento instalado no medidor de energia da unidade consumidora conectado à internet do cliente, os dados elétricos são disponibilizados para uma plataforma em nuvem que, por meio de interface web e mobile, fornece ao usuário informações detalhadas como horário de maior consumo, segregação do consumo de alguns equipamentos (refrigeradores, chuveiro elétrico e ar-condicionado), projeção do valor da próxima fatura, entre outras funções.  Em paralelo, dicas e alertas também serão enviadas através de mensagens por e-mail e rede social para os clientes cadastrados.

Isso significa dizer que o usuário poderá saber a previsão e custo de sua conta, gastos inesperados de forma antecipada – evitando sobressaltos – quais os equipamentos com maior consumo de energia e, desta forma, poderá promover mudanças de hábitos no consumo. 

INFORMAÇÃO NA PALMA DA MÃO

  • O APP fornecerá informações em tempo real do consumo de energia elétrica e/ou geração de energia da unidade consumidora  
  • Emitirá alertas educativos customizados quanto ao uso da energia
  • Identificará e mostrará ao usuário os equipamentos que mais consomem energia (os “vilões”)
  • Indicará aos usuários qual o período do dia em que se dá o maior consumo de energia
  • Sensibilizará os usuários da plataforma sobre a importância dos conceitos de eficiência energética e consumo consciente

Sobre a Neoenergia Coelba 

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, empresa da Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Neoenergia Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).