‘Café com Diálogo’ marca abertura do ano letivo em Itaberaba



O encontro, realizado na manhã dessa quarta-feira (30), no Centro de Atendimento à Educação Básica e Formação Continuada (CENACON) Pe. Giovanni Caneva, reuniu representantes das 41 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino (RME) para um café da manhã que abriu a Jornada Pedagógica 2019 e contou, ainda, com a participação do prefeito Ricardo Mascarenhas que aproveitou a oportunidade para conversar diretamente com os gestores.

Mais de 50 profissionais participaram do ‘Café com Diálogo’, dentre diretores e vice-diretores das escolas da RME. Também estiveram presentes os secretários municipais de Governo, Davi Sampaio, de Educação, Nogma Andrade Brito, e de Comunicação, Ana Fabrícia de Mattos, além de coordenadores, gerentes e do corpo técnico da Secretaria Municipal de Educação (Seduc). A primeira parte do evento foi marcada pela apresentação das equipes gestoras.

Após um delicioso café da manhã, o grupo voltou a se reunir para dar continuidade ao encontro com o pronunciamento do prefeito que afirmou que “o biênio 2019/2020 serão os anos da educação de Itaberaba, nós vamos realizar uma verdadeira revolução, transformando o ensino público em nosso município”, disse o gestor. Segundo ele, essa revolução incluirá, também, a realização de reformas, ampliação e construção de novas unidades escolares.

Em seu pronunciamento, o prefeito conclamou os gestores a participarem ativamente da luta pela busca das melhorias nos índices educacionais em nosso município. Uma agenda com visitas periódicas — do prefeito e da secretária — às unidades escolares já está sendo elaborada para ampliar o acompanhamento das atividades, reforçando a ação dos gestores na administração das escolas. “Nossa ideia é estar mais próximo da gestão escolar para melhorar a vida tanto dos profissionais quanto dos alunos”, completou Ricardo Mascarenhas.

O prefeito Ricardo Mascarenhas apresentou dados e estipulou metas para a Educação de Itaberaba no biênio 2019/2020.

Para secretária Nogma Andrade Britto, o ano de 2019 não poderia começar melhor para a educação de Itaberaba como um todo. “Na história da Educação de Itaberaba, nunca um gestor esteve tão próximo dos educadores da rede como agora. Esse diálogo é muito importante para que os profissionais possam externar suas experiências e expectativas em um bate-papo aberto e franco com o nosso prefeito para fortalecer a união de todos para o mesmo objetivo que é melhorar as condições de ensino e aprendizagem em nossas escolas”, destacou a secretária.

A opinião da secretária é corroborada pela professora Cida Nery, que dirige a Escola Municipal Nelson Alves de Guimarães Carvalho, no Derba. Segundo ela, que tem 20 anos como efetiva na RME, o prefeito nunca deixou de participar dos encontros de Educação. “Isso me dá orgulho, porque, além de ser uma pessoa jovem ele sempre valoriza o que há de melhor para que a nossa cidade possa crescer e a sua participação, ativa, só reforça a nossa vontade de dar o melhor na nossa escola”, disse a diretora.

Com informações da Secom/Itaberaba