BRASIL

IMAGENS FORTES: PM mata jovem com tiro na cabeça durante abordagem

Um jovem de 22 anos, identificado como Gabriel Junior Oliveira Alves da Silva, morreu após ser baleado na cabeça durante uma abordagem da Polícia Militar na noite da última terça-feira (1º), em Piracicaba, no interior de São Paulo. De acordo com o boletim de ocorrência, ele teria resistido ao procedimento.

Segundo os policiais envolvidos no caso, o disparo foi feito após Gabriel pegar uma pedra agredir os agentes. Ele estava acompanhado da esposa, Rebeca Mirian Alves Braga, de 19 anos, que está grávida e também teria insurgido durante a abordagem.

Vídeos gravados por moradores do bairro Vila Sônia mostram o momento em que Rebeca é puxada por um agente. Em outro momento, é possível ouvir o disparo que matou o jovem. “Matou o menino”, gritam as testemunhas.

A vítima chegou a ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba, mas sua morte foi constatada na unidade.

Ainda conforme o boletim de ocorrência, os dois policiais, identificados como Leonardo Machado Prudêncio e Júnior César Rodrigues (autor do disparo) não utilizavam câmeras corporais. As armas deles foram apreendidas.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) afirmou que o caso é investigado pela 3ª Delegacia de Homicídios do Departamento Estadual de Investigações Criminais, do Deinter 9. “A Polícia Militar também conduz um inquérito policial militar (IPM) para apurar os fatos. A instituição não tolera desvios de conduta ou excessos e ressalta que, se constatadas irregularidades, os envolvidos serão devidamente responsabilizados”, comunicou.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Piracicaba, Gustavo Henrique Pires, acredita que houve “excesso” na ação policial. Ele presta assistência à família da vítima e diz que a instituição pode representar contra a polícia na Justiça.

Gabriel deixa a mãe, a esposa grávida e dois filhos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo