Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 farão a prova de redação no próximo domingo (9), junto às avaliações de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias. A redação terá nota entre 0 e 1.000 pontos, atribuída de acordo com cinco competências estabelecidas pelo exame.
O participante deverá produzir um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir da situação-problema apresentada na proposta de tema. O assunto será de natureza social, cultural, política ou científica. O texto deve defender um ponto de vista, sustentado por argumentos organizados de forma coerente, utilizando informações e conhecimentos adquiridos ao longo da formação escolar.
Além da defesa argumentativa, o candidato deverá apresentar uma proposta de intervenção social para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Propostas que incitem violência, discriminação ou qualquer forma de violação resultam em nota zero.
As cinco competências avaliadas são: domínio da norma padrão da língua portuguesa; repertório sociocultural aplicado ao tema; organização lógica de informações e argumentos; uso adequado de recursos linguísticos; e elaboração da proposta de intervenção.
A correção será feita por dois avaliadores, graduados em letras ou linguística, de forma independente. Cada um atribuirá até 200 pontos por competência. A nota final será a média das notas dadas pelos dois corretores.
Entre os casos que podem levar à nota zero estão: fuga ao tema proposto, ausência de texto na folha oficial, redação com até sete linhas, emprego predominante de língua estrangeira, identificação do candidato no texto, desrespeito à estrutura dissertativo-argumentativa e conteúdo que comprometa a seriedade da prova.
Neste ano, 4.811.338 candidatos tiveram a inscrição confirmada, número 11,22% maior que o registrado na edição anterior e 38% superior ao de 2022. As provas do Enem 2025 serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro em todo o país, exceto nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, devido à realização da COP30. Nessas cidades, as provas ocorrerão em 30 de novembro e 7 de dezembro.
Nos dias de aplicação, os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, no horário de Brasília. A prova começará às 13h30. Após o fechamento dos portões, não será permitida a entrada de candidatos.
As informações são da Agência Brasil





