O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi oficialmente autorizado a realizar um novo Processo Seletivo Simplificado (PSS) para o Censo 2026. Ao todo, serão ofertadas 39.108 vagas temporárias distribuídas em diferentes cargos e níveis de escolaridade em todo o país.
As oportunidades são destinadas aos levantamentos do Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola e do Censo da População em Situação de Rua. Os trabalhos têm como objetivo coletar dados estratégicos para subsidiar políticas públicas e estatísticas oficiais do governo federal.
A maior parte das vagas é para o cargo de recenseador, com 27.330 oportunidades, destinado a candidatos de nível fundamental. Também há vagas de nível médio para Agente Censitário Supervisor (4.143), Agente Censitário Administrativo (1.432), Agente Censitário de Informática (1.446) e Agente Operacional Regional (1.286). Para nível superior, o concurso prevê 1.020 vagas para Analista Censitário.
De acordo com o histórico de seleções anteriores, os recenseadores recebem remuneração por produtividade, enquanto os demais cargos contam com salários fixos, além de benefícios como auxílio-alimentação, auxílio-transporte e férias proporcionais ao término do contrato.
O edital do concurso do IBGE Censo 2026 está previsto para ser publicado até junho de 2026. As provas costumam ocorrer cerca de dois meses após a divulgação do edital, conforme o cronograma adotado em seleções anteriores do instituto.
Com informações do Divulga Concursos





