Na hora de solicitar um cartão de crédito ou pedir um empréstimo, um dos principais pontos analisados por uma instituição é o score de crédito do cliente. Essa pontuação é levantada e fornecida pelos órgãos de proteção ao crédito do país, como SPC, Serasa e Boa Vista.
O score determina se o cliente é ou não um bom pagador, ou seja, indica as chances dele pagar suas contas em dia. Por isso, a maior parte dos bancos considera os dados desses sistemas para decidir se vai ou não liberar um empréstimo ou oferecer mais limite no cartão, por exemplo.
Quem está com a pontuação baixa costuma sempre buscar saídas para aumentá-la. Uma bastante conhecida é informar o CPF na nota fiscal, mas será que essa estratégia realmente funciona?
CPF na nota para aumentar score
Sem enrolação, a resposta é não. Informar o CPF na nota após adquirir um produto ou serviço pode garantir isenções fiscais e até prêmios, mas não influencia no score de crédito.
Os órgãos de proteção não consideram esse tipo de informação para calcular os pontos, por isso ela não tem peso algum nesse sentido. A única maneira efetiva de aumentar a pontuação de crédito continua sendo pagar as contas em dia.
Fonte: Edital Concursos Brasil