O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido com festa pela militância petista para participar da reunião da Executiva Nacional do partido, que ocorre na manhã desta quinta-feira, no Wish Hotel da Bahia, em Salvador. Este é o primeiro evento da sigla que Lula participa após ser libertado da prisão, na esteira da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que derrubou a prisão após condenação em segunda instância.

No momento em que a entrada dele foi anunciada no salão onde acontece o evento pela presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, Lula foi ovacionado com gritos de “aqui está o povo de Lula sem medo de lutar”. 

Uma multidão se formou em torno do petista para abraçá-lo e cumprimentá-lo. Uma profusão de flashes e celulares levantados foi vista, demonstrando a ânsia de militantes por fotos do ex-presidente, que ficou 580 dias encarcerado na superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

Ao saudar o ex-presidente, o governador da Bahia, Rui Costa, referiu-se ao correligionário como “maior presidente da história”. 

Para a reunião desta quinta, está na pauta uma apresentação feita de Rui sobre o Consórcio do Nordeste e também sobre os impactos do vazamento de óleo na região. Os petistas devem discutir, ainda, o próximo Congreso Nacional do partido, que ocorrerá em São Paulo entre os dias 22 e 24 de novembro, a eleição da nova direção nacional da legenda. As estratégias para as eleições 2020, previstas na pauta, devem ficar fora da discussão. Gleisi Hoffmann sugeriu que, por falta de tempo, o assunto seja tratado em reunião do diretório nacional do PT. 

Uma fala de Lula vai acontecer na reunião desta manhã. No entanto, o ex-presidente já deixou claro que quer mais ouvir do que falar.

Veja:

Por Bocão News

Tag