As famílias de baixa renda que estão inscritas nos programas sociais e utilizam Antena Parabólica convencional receberão um kit gratuito para a conversão digital do sinal de TV. O projeto da empresa ‘Siga Antenado’ faz parte do processo de implementação da tecnologia 5G na capital baiana.
Durante entrevista, Leandro Guerra (CEO da Siga Antenado), falou sobre o início da operação de agendamento e instalação do kit gratuito para usuários de Parabólicas convencionais em Salvador e explicou quem tem direito ao kit e como agendar a instalação.
“Existe um critério, a pessoa que é inscrita em um dos cadastros sociais do Governo Federal e também está recebendo, está ativo o sinal de recepção da Parabólica, ela pode e deve nos procurar, Siga Antenado pelos nossos canais de atendimento. E com a informação do seu CPF ou do seu NIS ela entra em contato conosco, informa e a Siga Antenado verifica se ela tem direito”, explicou.
O kit é composto por receptor digital e mini parabólica. A instalação é gratuita e o beneficiário só precisa agendar com os técnicos da ‘siga antenado’.
Para saber quem tem direito ao kit e agendar instalação, o usuário precisa entrar em contato com os canais de atendimento da Siga Antenado, através do site sigaantenado.com.br ou do número 0800 729 2404.
A distribuição dos kits começou a ser feita no início de julho no Distrito Federal e nas capitais Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa.
A ‘Siga Antenado’, uma Entidade Administradora da Faixa (EAF), não governamental e sem fins lucrativos, criada por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para ser responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV, e formada pelas operadoras Claro, Tim e Vivo, que foram as vencedoras dos blocos nacionais do leilão do 5G com as licenças da faixa 3,5 GHZ.
Leandro Guerra detalhou o funcionamento da nova Antena Parabólica Digital. Ele afirmou que a rede 5G pode causar algum tipo de interferência no sinal da TV aberta transmitido para as Antenas Parabólicas
“A rede 5G usa na sua transmissão a mesma frequência que a recepção da parabólica tradicional utiliza, então isso pode causar algum tipo de interferência. A pessoa percebe essa interferência quando um tipo de chuvisco ou para um pouquinho a imagem dela ou mesmo interrompe a imagem da televisão”, pontuou Leandro Guerra.
Caso ocorra chuviscos, imagens travadas ou algum tipo de interrupção da transmissão, o beneficiário pode entrar em contato através do número 0800 729 2404 e solicitar o suporte.
“Na medida que o 5G for sendo ativado, o sinal for sendo ligado, pode gerar algum tipo de interferência na recepção da TV. Então, é importante que as pessoas se antecipem e efetuem a sua troca de sistema antes de acontecer qualquer tipo de interferência”, disse Guerra.
Atualmente as Parabólicas convencionais utilizam a ‘Banda C’ enquanto os sinais digitais utilizam a ‘Banda Ku’.

Foto: Cris Cambuí / Rádio Sociedade da Bahia