Nesta quarta-feira (12) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou de uma caminhada no Complexo do Alemão. Durante esse momento, Lula utilizou um boné que detinha a sigla “cpx” escrita.
Logo após essa aparição, diversos grupos aliados ao presidente Jair Bolsonaro (PL) passaram a divulgar imagens de presos e criminosos foragidos utilizando chapéus com a mesma sigla, associando o “cpx” a facções criminosas como o Comando Vermelho.
Alguns dos indivíduos vinculados com Bolsonaro divulgaram que a sigla faz referência ao termo “cupinxa” que significa aliado e é usado nas armas dos integrantes do Comando Vermelho.
Em nota, o site de Lula criticou as falas dos apoiadores do presidente ao declarar que “cpx” significa complexo e chamar de “criminoso” a tentativa de vincular a ideia do termo a bandidos para insinuar a relação de Luiz Inácio com pessoas do tráfico.
Diversos indivíduos comentaram nas redes sociais que esse é o real significado da palavra, sendo uma abreviação da palavra “complexo” no sentido de construção interligada, como ocorre com o Complexo do Alemão, que pode ser abreviado como CPX do Alemão.
O título da matéria produzida pela equipe de Lula ainda declara que “para bolsonaristas, todos que moram em comunidades são bandidos“.
Fonte: UOL