Uma ação comandada pelo Ministério Público do Estado (MP-BA) em 11 municípios do oeste baiano apreendeu cerca de 2 mil litros de agrotóxico e aplicou um montante de quase R$ 200 mil em multas. Em Santa Maria da Vitória, o dono de uma fazenda foi multado em R$ 169 mil por armazenamento inadequado de agrotóxicos sem registro na Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).
Na propriedade dele, foram apreendidos 128 quilos de agrotóxico e 20 litros de produtos com suspeita de importação ilegal. O resultado das ações, que ocorreram entre dias 9 e 20 de abril, foram divulgadas na sexta-feira (20) e fazem parte da 42ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI). Ainda segundo o MP, a ação detectou que cerca de 80% da carne consumida nos municípios fiscalizados provém de abatedouros clandestinos.
Somente em uma salgadeira, que funcionava de forma irregular, foram encontrados 600 couros de boi e equipamentos rudimentares. Nos rios da região, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu um total de 2 mil metros de redes de pesca irregulares e dez quilos de pescado das espécies dourado, curimata, pescada, mandi, caborje e pirá. Os municípios fiscalizados foram: Santa Maria da Vitória, São Félix do Coribe, Canápolis, Santana, Serra Dourada, Tabocas do Brejo Velho, Brejolândia, Cocos, Coribe, Correntina e Jaborandi.
Fonte: Bahia Notícias