O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta quinta-feira (23) que irá disputar um quarto mandato presidencial nas eleições de 2026. O anúncio foi feito durante uma viagem oficial à Indonésia, na Ásia, ao lado do presidente indonésio Prabowo Subianto.
Durante pronunciamento no Palácio Presidencial de Jacarta, Lula declarou que completará 80 anos “com a mesma energia de quando tinha 30”. O petista afirmou estar “preparado para disputar outras eleições” e destacou o desejo de fortalecer as relações comerciais entre Brasil e Indonésia.
“Vou disputar um quarto mandato no Brasil. Estou lhe dizendo isso porque nós ainda vamos nos encontrar muitas vezes. Esse primeiro mandato só termina em 2026, no final do ano. Mas eu estou preparado para disputar outras eleições e tentar fazer com que a relação entre Indonésia e Brasil seja valorosa”, disse o presidente.
Nos últimos meses, Lula já havia sinalizado a intenção de concorrer novamente, embora tenha levantado dúvidas sobre a decisão por conta da idade e de questões de saúde. Em 2022, antes de assumir o atual mandato, o presidente havia declarado que não pensava em reeleição e que seu foco seria “deixar o país preparado”.
Durante o discurso na Indonésia, Lula também defendeu o multilateralismo e criticou o protecionismo comercial, reforçando a necessidade de ampliar o comércio entre os dois países e de adotar novas formas de cooperação econômica.
“Nós queremos comércio livre e, mais ainda, tanto a Indonésia quanto o Brasil têm interesse em discutir a comercialização entre nós dois e com as nossas moedas. O século 21 exige coragem para mudar e não depender de ninguém. Nós queremos multilateralismo e não unilateralismo. Queremos democracia comercial e não protecionismo”, afirmou.
Ainda nesta quinta-feira (23), o presidente participou de um fórum econômico com cerca de 200 empresários brasileiros e indonésios, com foco na ampliação das exportações brasileiras de proteína animal. O Brasil é atualmente o terceiro maior fornecedor desse produto para a Indonésia, que tem a quarta maior população do mundo e passou a integrar o Brics como membro pleno em janeiro deste ano.
Na sexta-feira (24), Lula tem agenda marcada com o secretário-geral da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), antes de seguir viagem para Kuala Lumpur, na Malásia.