BRASIL

Governo cria lavanderias públicas para reduzir sobrecarga das mulheres

O Ministério das Mulheres e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar anunciaram um investimento de R$ 13 milhões para a criação de 17 lavanderias públicas e comunitárias em diferentes regiões do país. O projeto integra o Plano Nacional de Cuidados, previsto na Política Nacional de Cuidados, sancionada em dezembro de 2024, e tem como objetivo reorganizar e distribuir de forma mais equilibrada as tarefas domésticas entre a população.

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) de 2022 mostram que as mulheres dedicam, em média, 21,3 horas semanais a afazeres domésticos e cuidados de pessoas, quase o dobro do tempo dedicado pelos homens, que é de 11,7 horas. O programa também considera a realidade de mulheres idosas: levantamento de 2021 indica que brasileiras com 80 anos ou mais ainda gastam cerca de 17 horas por semana em cuidados domésticos, enquanto as de 60 a 69 anos dedicam 24 horas semanais.

Cada unidade terá uso gratuito e será equipada com máquinas industriais de lavagem e secagem, brinquedoteca, sala multiuso e área de recepção. Enquanto realizam a lavagem das roupas, os usuários poderão permanecer no local ou participar de oficinas e atividades culturais. O modelo prevê o compartilhamento das tarefas domésticas e a oferta de espaços de convivência comunitária.

Os equipamentos das lavanderias foram desenvolvidos para reduzir o consumo de água e energia, o que também deve impactar nos custos das famílias com esses serviços.

A primeira lavanderia pública do programa foi inaugurada em maio de 2025 no município de Caruaru, em Pernambuco, com investimento de R$ 471,8 mil. Quatro outras unidades estão em fase de implantação: duas em Petrópolis (RJ), uma em Teresina (PI) e outra em Parnaíba (PI). Novas cidades estão em etapa de negociação.

Ainda não foram divulgados os critérios para seleção dos municípios beneficiados, nem o modelo de gestão dos espaços, que poderá envolver administrações municipais, associações comunitárias ou outras parcerias locais.

Com informações do Notícias ao Minuto

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo